PT EN

#1 - December 2021

PAC4ALL
PAC4ALL é uma ação de informação sobre a nova Política Agrícola Comum.
PAC4ALL
CAP     UE

CONHEÇA O PROJETO PAC4ALL

O projeto PAC4ALL é uma campanha de informação promovida pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e cofinanciada pela Comissão Europeia, com a missão de informar destinatários específicos sobre a nova Política Agrícola Comum (PAC): crianças dos 6 aos 12 anos, respetivos professores e sociedade em geral.

 

O QUE É A PAC?

A PAC (sigla de Política Agrícola Comum) é uma política europeia que apoia a sociedade e o setor agrícola.

Criada em 1962, esta política garante o abastecimento estável de alimentos a preços acessíveis; procura assegurar um nível de vida digno aos agricultores europeus; ajuda na luta contra as alterações climáticas e na gestão sustentável dos recursos naturais; conserva o espaço e as paisagens rurais em toda a União Europeia (UE); dinamiza a economia rural promovendo o emprego na agricultura, nas indústrias agroalimentares e nos setores afns.

A PAC é uma política comum a todos os países membros da União Europeia, sendo gerida e nanciada com base nos recursos do orçamento europeu.

 

A NOVA PAC

Em 2021, sob a presidência portuguesa, foi negociada uma nova reforma da Política Agrícola Comum. Esta nova reforma entrará em vigor em 2023, com o objetivo de tornar o setor agrícola mais sustentável, mais competitivo e mais sólido.

• Uma PAC mais verde: ambições ambientais mais elevadas; contributo para as políticas ambientais europeias; maior condicionalidade para garantir o compromisso dos agricultores; desenvolvimento das áreas rurais; preocupações acrescidas com o clima e a biodiversidade.

• Uma PAC mais justa: reatribuição das ajudas ao rendimento dos agricultores; apenas agricultores ativos devem receber o apoio da UE; condicionalidade social ligada às condições de trabalho dos colaboradores; apoio aos jovens agricultores; melhorar o balanço entre géneros.

• Uma PAC para o futuro: é uma política que apoia todos os cidadãos europeus, pois todos necessitam de alimentos e que se preocupa com a sustentabilidade futura do espaço rural.

 

AS PRINCIPAIS VANTAGENS DA PAC

  Qualidade alimentar
 
      Sustentabilidade ambiental
 
      Coesão territorial
 
      Disponibilidade de alimentos a preços acessíveis
 
      Sustentabilidade social
 
      Segurança alimentar
 
      Combate ao desperdício alimentar
 
      Bem estar animal
 
 
 
Luís Mira
CULTIVAR A MENTE
Luís Mira
Secretário-Geral
da Confederação dos Agricultores de Portugal
e gestor do projeto “PAC4ALL”
 

Como surgiu a ideia do projeto?

[Luís Mira] A necessidade de explicar aos consumidores e ao público em geral as vantagens da Política Agrícola Comum (PAC) e da agricultura para a sociedade como um todo, e não apenas para os agricultores, é uma preocupação de longa data, até porque a PAC, sendo uma política fundadora da União Europeia, passou já por várias fases, com diferentes objetivos, o que nem sempre é percetível para os cidadãos.

A oportunidade de constituir este projeto resulta de uma parceria com a Comissão Europeia, na sequência de uma candidatura por nós apresentada, pelo que a ideia corresponde a esta confluência de interesses no sentido de promover e divulgar a agricultura e a PAC, numa altura em que esta se encontra em processo de renovação.

 

Porquê o nome “PAC4ALL”?

[LM] A designação “PAC for all” (PAC4ALL), ou “PAC para todos”, corresponde a um desígnio central desta campanha e pretende exatamente esclarecer que os benefícios da Política Agrícola Comum se destinam a todos os cidadãos e não particularmente aos agricultores. Com efeito, é a PAC que garante a existência de alimentos acessíveis e seguros para os consumidores europeus e isso é do interesse geral, uma vez que todos precisamos de nos alimentar, ainda que os agricultores sejam os agentes mais diretos de aplicação dessa política comum, para isso cumprindo regras muito exigentes em termos de segurança e qualidade alimentar, assim como de proteção do ambiente e de bem-estar animal. A PAC é, de facto, para todos, pelo que adotámos a designação “PAC4ALL”

 

O que é que a Confederação dos Agricultores de Portugal pretende alcançar com esta ação?

[LM] Os objetivos da CAP com esta iniciativa são também os da Comissão Europeia, que financia o projeto. As políticas comunitárias não vivem sem o apoio dos cidadãos e da opinião pública, neste caso, dos cidadãos europeus, incluindo naturalmente os portugueses. Sendo a PAC a política mais antiga da União, garante uma série de aspetos relativos à nossa alimentação que os cidadãos se habituaram a dar como adquiridos, mas que na realidade não existiriam sem a Política Agrícola Comum. Não envolver os cidadãos no apoio político que a PAC necessita para ser renovada e ter continuidade significa arriscar a proteção do ambiente, o bem-estar-animal, a melhor qualidade e segurança alimentar do mundo e a própria garantia de que a generalidade dos produtos alimentares existe sempre nas prateleiras, a preços acessíveis. O objetivo central é que a PAC e a atividade agrícola sejam devidamente entendidas por todos e explicadas em particular aos mais novos, para que esta carência de informação sobre o papel da PAC e da agricultura não se verifique no futuro.

 

É assim tão importante para o setor agrícola comunicar mais para crianças dos 6 aos 12 anos e respetivos professores?

[LM] Na agricultura, semeamos para mais tarde colher. De certa forma, a própria CAP partilha desta cultura e, ao apostar na formação dos mais jovens, pretende que os consumidores do futuro estejam mais esclarecidos sobre a PAC, a origem dos alimentos e sobre a própria atividade agrícola que lhes é subjacente. A isto se junta o facto de termos detetado que frequentemente nas escolas a imagem do agricultor ainda está ligada à utilização da enxada, o que já não corresponde à realidade, uma vez que o setor, além de mecanizado, utiliza já as novas tecnologias da informação para produzir da forma mais eficiente e equilibrada possível.

 

Acredita que este tipo de campanhas direcionadas às crianças pode ajudar na renovação geracional do setor agrícola, no futuro?

[LM] Com efeito, não temos dúvida de que mostrar às crianças a realidade do setor agrícola como ele é na atualidade, nomeadamente através da compreensão da origem dos alimentos que consomem diariamente, permitirá no futuro atualizar o conhecimento geracional sobre a atividade agrícola e desmistificar um conjunto de preconceitos relativos ao mundo rural.

 

Quais as principais ações deste projeto e qual o envolvimento da CAP e dos seus técnicos?

[LM] A CAP e os seus técnicos estão completamente envolvidos neste projeto, em especial nos aspetos diretamente ligados com a formação de professores e com as iniciativas a desenvolver diretamente nas escolas, assim como na produção de conteúdos relativos à PAC, até porque a Confederação, pelo seu historial e pela reconhecida competência do seu corpo técnico, constitui uma referência em Portugal no conhecimento da PAC e das suas sucessivas renovações, assim como da atividade agrícola de uma forma geral.

O projeto tem a duração de um ano, estando ainda em preparação diversas iniciativas que serão brevemente anunciadas, incluindo um jogo online, um conjunto de filmes sobre a origem e processo produtivo de vários alimentos, suportes de divulgação nas redes sociais, formação de professores e iniciativas nas escolas, entre outras.

 
 
 

Caso tenha interesse em participar no projeto ou queira inscrever uma escola para receber uma visita da mascote do projeto, clique  aqui 

Para mais informações, visite o nosso site www.pac4all.eu

Siga-nos nas redes sociais e continue a acompanhar toda a nossa atividade nos próximos meses.

Facebook Instagram

Newsletters

Aqui encontra as últimas newsletters enviadas com informações sobre o projeto, as últimas atividades e as últimas novidades. Não hesite em explorar o que temos para lhe mostrar!

Para receber as newsletters em primeira mão no seu e-mail, clique no botão “Subscrever”, preencha os seus dados e submeta. Faça parte da nossa comunidade!

Contacts

Phone: +351 21 710 0000 (CAP)

Email: pac4all@cap.pt

Subscribe the newsletter
I have read and accepted the Privacy Policy

Privacy Policy

This document explains the terms under which the Confederation of Portuguese Farmers, with headquarters at Rua Mestre Lima de Freitas, 1549-012, Lisbon and holder of the tax identification number and collective person identification number 501 155 350 handles the information collected and used in its applications. All these rules are in accordance with national legislation.

The Confederation of Portuguese Farmers protects the privacy of its users and readers, as well as the personal data submitted by them, and is responsible for the Site (hereinafter, the "Site").

1) Information collected

The Confederation of Portuguese Farmers collects two types of data: personal data and anonymous data. Anonymous data occurs while the user is visiting the Site and is intended to improve the functioning of the Site, including content management and prioritization. Personal data is provided voluntarily by the user upon optional registration. All data collected is processed automatically and the information sent by users is encrypted and managed with advanced security.

The registration is for the user to access the newsletter subscription services and other features made available by the Confederation of Portuguese Farmers to its community.

The purpose of the data collected is to manage permissions for the purpose of sending communications via email.

2) Responsibility

The collection of personal data on the Site is the sole responsibility of the Confederation of Portuguese Farmers, which is committed to not transmitting, in any way, the personal data of the Site's users to third parties, without proper authorization from the holders of such information.

The Confederation of Portuguese Farmers is not responsible for the content accessed through any hyperlink which leads the user to navigate outside the domain www.pac4all.eu, whenever such hyperlinks are the responsibility of third parties.

The Confederation of Portuguese Farmers uses various forms of technological protection against attacks on users' personal data.

3) Database breach

Violation, or attempted violation, of databases obtained through the Site will result in prosecution of the violator(s).

4) Updates/Maintenance of personal data

By using the Site, the reader agrees to provide and keep his or her personal data up-to-date and true.

Updating user/reader data can be done through links available in the Newsletter emails where the user can change or add data.

The Confederation of Portuguese Farmers will keep and maintain for the necessary period the users' information/data until further instructions to the contrary.

You can access your personal data, obtain a copy of it and/or request that it be updated or deleted, in accordance with the law, by contacting us at Rua Mestre Lima de Freitas, n1, 1594-012 Lisboa or via e-mail at cap@cap.pt.

5) Cookies Policy

The Confederation of Portuguese Farmers uses cookies to improve the performance and browsing experience of the user. Any web browser allows the user to accept, refuse or delete cookies through the browser settings. If you choose to disable cookies, some services on our Site will cease to function, thus affecting your browsing experience on the Site.

What are cookies?

Cookies are short text files containing relevant information that your browser processes when a website is visited by a user.

Activating cookies helps the Site recognize your device (tablet, desktop, mobile, etc.) each time you visit. Cookies only retain information related to your preferences and do not reveal personal data.

In order to optimize your browsing experience as much as possible, we recommend that you do not deactivate cookies. They increase the speed of response in your navigation.

Types of cookies:

There are several types of cookies with different features and functions:

  • Essential cookies – These are very important for accessing specific areas of the Site, allowing correct navigation.
  • Functionality Cookies – Functionality cookies allow user preferences to be saved when you visit the Site. This way, it is not necessary to customize the Site each time you visit.
  • Analytical Cookies – This type of cookies allows us to analyze how users use the Site, learn about the most popular pages and monitor Site performance, making it possible to understand possible error messages on the Site. No personal data will ever be disclosed.

6) Final Considerations

The Confederation of Portuguese Farmers reserves the right to change the policies defined on this page and we therefore advise you to visit it frequently. We consider that users are aware of these policies when navigating on www.pac4all.eu.