PT EN

#12 - July 2022

PAC4ALL
PAC4ALL é uma ação de informação sobre a nova Política Agrícola Comum.
PAC4ALL
CAP     UE

Financiado pelo Programa IMCAP da União Europeia.

O conteúdo deste material reflete unicamente o ponto de vista do autor e é da sua exclusiva responsabilidade. A comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações nele/a contidas.

Edição nº 12

PROJETO PAC4ALL

O projeto PAC4ALL teve início no mês de agosto de 2021, e tem vindo a conquistar popularidade junto da população portuguesa, nomeadamente as crianças entre os 6 e os 12 anos.

 
 
O que temos andado a fazer

Hoje vimos dizer que vamos de férias! Sim, as mascotes também precisam de férias, e a equipa da PAC4ALL também…

Foi um ano intenso de produção de conteúdos e materiais, de visitas a escolas, de interação próxima com alunos e professores, de participação nas feiras Ovibeja e Feira Nacional da Agricultura, de participação na Semana Nacional da Agricultura na Escola, de cumprimentos ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e muito mais!

Divertimo-nos muito, mas agora é tempo de descansar e de recarregar as nossas baterias…

A equipa da PAC4ALL agradece a todos os que contactaram e se envolveram com o projeto, e deixa aqui os seus testemunhos:

“O projeto PAC4ALL tem sido uma experiência muito enriquecedora. Em primeiro lugar, um agradecimento muito especial à equipa multidisciplinar que levou a cabo e concretizou o projeto. Espero que este projeto tenha mudado a maneira de comunicar o nosso sector e que tenha contribuído para um melhor entendimento do que é a Politica Agrícola Comum, e o que sector agrícola representa e contribui para a sociedade em geral, não só do ponto de vista da produção de bens alimentares seguros, saudáveis e a preços razoáveis, mas também ao nível da contribuição dos agricultores para a mitigação das alterações climáticas, aumento da biodiversidade e na luta contra o desperdício alimentar. Vamos tentar que este projeto não fique por aqui e que este tenha sido apenas o início de uma história com muitos anos pela frente.

Luís Mira, gestor do projeto PAC4ALL e secretário-geral da CAP

 

“Com o projeto PAC4ALL tentámos comunicar com os mais novos, desde o início da vida escolar das crianças, usando uma abordagem inovadora e interativa, sobre a importância da PAC e o papel dos Agricultores no dia a dia dos cidadãos europeus. O facto de irmos às escolas e de contactarmos com as crianças dos 6 aos 12 anos no seu ambiente, com o apoio dos professores, tem sido uma grande mais valia, e o resultado obtido deixa-nos orgulhosos e com vontade de continuar, uma vez que temos muitos pedidos da visita da PAC4ALL, em escolas de todo o país. Penso que temos a receita do sucesso, comunicar aos mais pequenos hoje, que serão os educadores de amanhã.”

Duarte Mira, coordenador operacional da PAC4ALL e representante permanente da CAP em Bruxelas

 

“O projeto PAC4ALL constituiu um desafio verdadeiramente original e inovador em termos de comunicação. Como resultado do projeto, os mais jovens passaram a conhecer os desígnios da Política Agrícola Comum, o que, sem dúvida, representa um sucesso para os promotores desta iniciativa.

António Alpalhão, coordenador de comunicação da PAC4ALL

 

“A comunicação do projeto nas escolas e nas redes sociais teve uma resposta muito positiva. A PAC4ALL despertou interesse em toda a comunidade escolar e entidades públicas, que quiseram pôr as suas comunidades a participar. Recebemos um feedback muito positivo de professores e alunos, e todos reconheceram a importância de formar e informar as gerações mais jovens sobre a agricultura.

Rita Gomes, Gestora de Redes Sociais PAC4ALL

 

“Trabalhar o projeto PAC4ALL foi extremamente gratificante, pois implicou uma estruturação da comunicação exigente, dada a natureza multidisciplinar desta grande missão. Desenvolvemos a mascote, o website, a caderneta e cromos, produzimos diversos vídeos explicativos, uma série de programas para a televisão, e ainda apoiámos as ações escolares. De realçar em todo o processo, a colaboração valorosa com a CAP e a CONSULAI. Poucos são os projetos que nos dão a oportunidade de sentir que com eles fazemos a diferença e que participamos na mudança. PAC4ALL será um marco na nossa atividade, como uma aprendizagem e uma vitória.

Sónia Diogo, CEO Claim

 

"O projeto PAC4ALL nasceu da necessidade de dar a conhecer às gerações mais novas – mas não só – o que é a Política Agrícola Comum, quais são os seus objetivos e quais as suas contribuições para a nossa vida. A campanha tem como objetivo principal dotar todas as crianças impactadas pelo projeto de conhecimento básico sobre a Política Agrícola Comum, a agricultura e a origem dos produtos agrícolas. De forma a cativar as crianças dos 6 aos 12 anos, a CONSULAI participou ativamente no desenvolvimento de várias ações que captaram a atenção dos mais novos. Sabemos que comunicar de forma assertiva e direcionada para diferentes públicos-alvo é fundamental para o setor agrícola. E quando se trata de projetos direcionados para gerações mais novas, como é o caso do projeto PAC4ALL, é ainda mais importante aproveitar a oportunidade para comunicar de forma simples e transparente, junto daqueles que serão a geração futura! Porque a PAC é para todos!"

Rui Almeida, diretor operacional da CONSULAI

 

 

No fundo, esperamos que a PAC4ALL tenha enriquecidos as salas de aulas, os alunos, os professores, as famílias e toda a comunidade! Assim como nos enriqueceu, a toda a equipa.

Boas férias a todos!