PT EN

#12 - July 2022

PAC4ALL
PAC4ALL é uma ação de informação sobre a nova Política Agrícola Comum.
PAC4ALL
CAP     UE

Financiado pelo Programa IMCAP da União Europeia.

O conteúdo deste material reflete unicamente o ponto de vista do autor e é da sua exclusiva responsabilidade. A comissão Europeia não assume qualquer responsabilidade pela utilização que possa ser feita das informações nele/a contidas.

Edição nº 12

PROJETO PAC4ALL

O projeto PAC4ALL teve início no mês de agosto de 2021, e tem vindo a conquistar popularidade junto da população portuguesa, nomeadamente as crianças entre os 6 e os 12 anos.

 
 
O que temos andado a fazer

Hoje vimos dizer que vamos de férias! Sim, as mascotes também precisam de férias, e a equipa da PAC4ALL também…

Foi um ano intenso de produção de conteúdos e materiais, de visitas a escolas, de interação próxima com alunos e professores, de participação nas feiras Ovibeja e Feira Nacional da Agricultura, de participação na Semana Nacional da Agricultura na Escola, de cumprimentos ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, e muito mais!

Divertimo-nos muito, mas agora é tempo de descansar e de recarregar as nossas baterias…

A equipa da PAC4ALL agradece a todos os que contactaram e se envolveram com o projeto, e deixa aqui os seus testemunhos:

“O projeto PAC4ALL tem sido uma experiência muito enriquecedora. Em primeiro lugar, um agradecimento muito especial à equipa multidisciplinar que levou a cabo e concretizou o projeto. Espero que este projeto tenha mudado a maneira de comunicar o nosso sector e que tenha contribuído para um melhor entendimento do que é a Politica Agrícola Comum, e o que sector agrícola representa e contribui para a sociedade em geral, não só do ponto de vista da produção de bens alimentares seguros, saudáveis e a preços razoáveis, mas também ao nível da contribuição dos agricultores para a mitigação das alterações climáticas, aumento da biodiversidade e na luta contra o desperdício alimentar. Vamos tentar que este projeto não fique por aqui e que este tenha sido apenas o início de uma história com muitos anos pela frente.

Luís Mira, gestor do projeto PAC4ALL e secretário-geral da CAP

 

“Com o projeto PAC4ALL tentámos comunicar com os mais novos, desde o início da vida escolar das crianças, usando uma abordagem inovadora e interativa, sobre a importância da PAC e o papel dos Agricultores no dia a dia dos cidadãos europeus. O facto de irmos às escolas e de contactarmos com as crianças dos 6 aos 12 anos no seu ambiente, com o apoio dos professores, tem sido uma grande mais valia, e o resultado obtido deixa-nos orgulhosos e com vontade de continuar, uma vez que temos muitos pedidos da visita da PAC4ALL, em escolas de todo o país. Penso que temos a receita do sucesso, comunicar aos mais pequenos hoje, que serão os educadores de amanhã.”

Duarte Mira, coordenador operacional da PAC4ALL e representante permanente da CAP em Bruxelas

 

“O projeto PAC4ALL constituiu um desafio verdadeiramente original e inovador em termos de comunicação. Como resultado do projeto, os mais jovens passaram a conhecer os desígnios da Política Agrícola Comum, o que, sem dúvida, representa um sucesso para os promotores desta iniciativa.

António Alpalhão, coordenador de comunicação da PAC4ALL

 

“A comunicação do projeto nas escolas e nas redes sociais teve uma resposta muito positiva. A PAC4ALL despertou interesse em toda a comunidade escolar e entidades públicas, que quiseram pôr as suas comunidades a participar. Recebemos um feedback muito positivo de professores e alunos, e todos reconheceram a importância de formar e informar as gerações mais jovens sobre a agricultura.

Rita Gomes, Gestora de Redes Sociais PAC4ALL

 

“Trabalhar o projeto PAC4ALL foi extremamente gratificante, pois implicou uma estruturação da comunicação exigente, dada a natureza multidisciplinar desta grande missão. Desenvolvemos a mascote, o website, a caderneta e cromos, produzimos diversos vídeos explicativos, uma série de programas para a televisão, e ainda apoiámos as ações escolares. De realçar em todo o processo, a colaboração valorosa com a CAP e a CONSULAI. Poucos são os projetos que nos dão a oportunidade de sentir que com eles fazemos a diferença e que participamos na mudança. PAC4ALL será um marco na nossa atividade, como uma aprendizagem e uma vitória.

Sónia Diogo, CEO Claim

 

"O projeto PAC4ALL nasceu da necessidade de dar a conhecer às gerações mais novas – mas não só – o que é a Política Agrícola Comum, quais são os seus objetivos e quais as suas contribuições para a nossa vida. A campanha tem como objetivo principal dotar todas as crianças impactadas pelo projeto de conhecimento básico sobre a Política Agrícola Comum, a agricultura e a origem dos produtos agrícolas. De forma a cativar as crianças dos 6 aos 12 anos, a CONSULAI participou ativamente no desenvolvimento de várias ações que captaram a atenção dos mais novos. Sabemos que comunicar de forma assertiva e direcionada para diferentes públicos-alvo é fundamental para o setor agrícola. E quando se trata de projetos direcionados para gerações mais novas, como é o caso do projeto PAC4ALL, é ainda mais importante aproveitar a oportunidade para comunicar de forma simples e transparente, junto daqueles que serão a geração futura! Porque a PAC é para todos!"

Rui Almeida, diretor operacional da CONSULAI

 

 

No fundo, esperamos que a PAC4ALL tenha enriquecidos as salas de aulas, os alunos, os professores, as famílias e toda a comunidade! Assim como nos enriqueceu, a toda a equipa.

Boas férias a todos!

 
 
 
 
Decobrir a PAC
 
 

A Política Agrícola Comum engloba 3 objetivos ambientais muito claros. Eles são:

• Combater as alterações climáticas;

• Proteger os recursos naturais;

• Promover a biodiversidade.

 

De forma a cumprir os objetivos a que se propõe, a PAC procura incentivar os agricultores a:

• Proteger o solo e a recuperar as florestas;

• Participar em formações sobre novas técnicas agrícolas mais ambientalmente sustentáveis;

• Praticar culturas com baixas emissões de GEE (Gases de Efeito de Estufa).

 

É importante realçar que a Comissão Europeia está bastante comprometida em diminuir o impacto ambiental que a agricultura pode ter, e para isso estimula os agricultores a cuidarem mais do planeta.

Prova disso é a nova PAC, que entrará em vigor a partir de 2023, e que reforçará as condições e as normas ambientais que devem ser respeitadas pelos agricultores, em troca de compensações financeiras.

 
Sobre o projeto PAC4ALL
 

O projeto PAC4ALL é uma campanha de informação promovida pela Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) e co-financiada pela Comissão Europeia, com a missão de informar destinatários específicos sobre a nova Política Agrícola Comum: crianças dos 6 aos 12 anos, respetivos professores e a sociedade em geral.

 
 

Caso tenha interesse em participar no projeto ou queira inscrever uma escola para receber uma visita da mascote do projeto, clique  aqui 

Para mais informações, visite o nosso site www.pac4all.eu

Subscreva a nossa newsletter aqui

Siga-nos nas redes sociais e continue a acompanhar toda a nossa atividade nos próximos meses.

Facebook Twitter Instagram

Newsletters

Aqui encontra as últimas newsletters enviadas com informações sobre o projeto, as últimas atividades e as últimas novidades. Não hesite em explorar o que temos para lhe mostrar!

Para receber as newsletters em primeira mão no seu e-mail, clique no botão “Subscrever”, preencha os seus dados e submeta. Faça parte da nossa comunidade!

Contacts

Phone: +351 21 710 0000 (CAP)

Email: pac4all@cap.pt

Subscribe the newsletter
I have read and accepted the Privacy Policy

Privacy Policy

This document explains the terms under which the Confederation of Portuguese Farmers, with headquarters at Rua Mestre Lima de Freitas, 1549-012, Lisbon and holder of the tax identification number and collective person identification number 501 155 350 handles the information collected and used in its applications. All these rules are in accordance with national legislation.

The Confederation of Portuguese Farmers protects the privacy of its users and readers, as well as the personal data submitted by them, and is responsible for the Site (hereinafter, the "Site").

1) Information collected

The Confederation of Portuguese Farmers collects two types of data: personal data and anonymous data. Anonymous data occurs while the user is visiting the Site and is intended to improve the functioning of the Site, including content management and prioritization. Personal data is provided voluntarily by the user upon optional registration. All data collected is processed automatically and the information sent by users is encrypted and managed with advanced security.

The registration is for the user to access the newsletter subscription services and other features made available by the Confederation of Portuguese Farmers to its community.

The purpose of the data collected is to manage permissions for the purpose of sending communications via email.

2) Responsibility

The collection of personal data on the Site is the sole responsibility of the Confederation of Portuguese Farmers, which is committed to not transmitting, in any way, the personal data of the Site's users to third parties, without proper authorization from the holders of such information.

The Confederation of Portuguese Farmers is not responsible for the content accessed through any hyperlink which leads the user to navigate outside the domain www.pac4all.eu, whenever such hyperlinks are the responsibility of third parties.

The Confederation of Portuguese Farmers uses various forms of technological protection against attacks on users' personal data.

3) Database breach

Violation, or attempted violation, of databases obtained through the Site will result in prosecution of the violator(s).

4) Updates/Maintenance of personal data

By using the Site, the reader agrees to provide and keep his or her personal data up-to-date and true.

Updating user/reader data can be done through links available in the Newsletter emails where the user can change or add data.

The Confederation of Portuguese Farmers will keep and maintain for the necessary period the users' information/data until further instructions to the contrary.

You can access your personal data, obtain a copy of it and/or request that it be updated or deleted, in accordance with the law, by contacting us at Rua Mestre Lima de Freitas, n1, 1594-012 Lisboa or via e-mail at cap@cap.pt.

5) Cookies Policy

The Confederation of Portuguese Farmers uses cookies to improve the performance and browsing experience of the user. Any web browser allows the user to accept, refuse or delete cookies through the browser settings. If you choose to disable cookies, some services on our Site will cease to function, thus affecting your browsing experience on the Site.

What are cookies?

Cookies are short text files containing relevant information that your browser processes when a website is visited by a user.

Activating cookies helps the Site recognize your device (tablet, desktop, mobile, etc.) each time you visit. Cookies only retain information related to your preferences and do not reveal personal data.

In order to optimize your browsing experience as much as possible, we recommend that you do not deactivate cookies. They increase the speed of response in your navigation.

Types of cookies:

There are several types of cookies with different features and functions:

  • Essential cookies – These are very important for accessing specific areas of the Site, allowing correct navigation.
  • Functionality Cookies – Functionality cookies allow user preferences to be saved when you visit the Site. This way, it is not necessary to customize the Site each time you visit.
  • Analytical Cookies – This type of cookies allows us to analyze how users use the Site, learn about the most popular pages and monitor Site performance, making it possible to understand possible error messages on the Site. No personal data will ever be disclosed.

6) Final Considerations

The Confederation of Portuguese Farmers reserves the right to change the policies defined on this page and we therefore advise you to visit it frequently. We consider that users are aware of these policies when navigating on www.pac4all.eu.